Esse edital visa a ampliação da diversidade étnico-racial na escola Recreio através da criação de vagas e bolsas parciais e/ou integrais para crianças negras e indígenas. As bolsas incluem subsídio parcial ou integral (proporcional à bolsa) para custeio de material didático, uniforme, refeições, passeios em dias letivos e eventos curriculares. Esta ação da Recreio é um compromisso político com a existência de uma sociedade mais justa e equânime, na qual o pertencimento racial não signifique desigualdades de qualquer ordem.
Identificação e breve história da escola
Fundada em 1982, a Recreio começou como berçário, atendendo crianças de 0 a 2 anos, e também como um espaço recreativo frequentado por maiores de dois anos, após o período escolar. As crianças de idades diversas interagiam brincando, partilhando o mesmo espaço, aprendendo a dividir brinquedos, repertoriando uns aos outros com seus saberes e aproveitando um espaço garantido de cuidados e brincadeiras. As crianças do berçário cresceram, e foi de forma natural que, além de berçário e espaço recreativo, a Recreio se transformou em escola.
Desde então, a Recreio atende crianças de 4 meses a 6 anos, sendo um berçário e escola dedicada exclusivamente ao segmento de Educação Infantil.
Sobre a Educação Infantil
Entendemos a Educação Infantil como um período especial e de suma importância para a formação de indivíduos íntegros, questionadores, cidadãos sensíveis e criativos, e acreditamos que o trabalho com crianças dessa faixa etária deve ser sempre delicado e respeitoso. A inserção de cada criança num grupo e na vida social tem de ser cuidada. Nessa etapa de formação, as crianças constroem saberes e atitudes que as marcam por toda a vida. Entram em contato com o mundo externo à sua família, vivenciam parcerias, disputas, conflitos, confrontando ideias e negociando opiniões. Aprendem regras de convívio social, a entender e respeitar limites, a realizar trocas e fazer acordos. Acolhidas em suas particularidades, as crianças descobrem a vida em grupo, na companhia de outros indivíduos para brincar e conhecer o mundo. Desde sempre, o estar e aprender juntos marca o Projeto Político Pedagógico da Recreio.
Agrupamentos e horário de funcionamento
A divisão das crianças em agrupamentos é baseada em 3 ciclos diferentes, de acordo com a faixa etária da criança (Berçário e G1; G2 e G3; GMaiores) e nosso trabalho pressupõe momentos de interação entre os agrupamentos e os ciclos.
A Recreio funciona das 7h30 às 18h30 e as atividades com as crianças acontecem das 7h45 às 18h00, exceção ao berçário que funciona das 8h00 às 18h00. As famílias das crianças ingressantes poderão optar pela criança frequentar a escola durante meio período (manhã ou tarde) ou período integral, conforme descrito a seguir.
Agrupamentos
Berçário — para bebês a partir de 4 meses de idade até as crianças nascidas até 31/3/2025
Grupo 1 — crianças nascidas entre 1/4/2024 a 31/3/2025
Grupo 2 — crianças nascidas entre 1/4/2023 a 31/3/2024
Grupo 3 — crianças nascidas entre 1/4/2022 a 31/3/2023
Grupo Maiores — crianças nascidas entre 1/4/2020 a 31/3/2022
Horários
G1 / G2 / G3 / G MAIORES
Integral — 7h45 às 18h
Manhã — 7h45 às 12h15 ou 12h45
Tarde — 13h às 17h30 ou 18h
Manhã Estendido — 7h45 às 12h45 + extensão para a tarde*
Tarde Estendido — 13h às 17h30/18h + extensão para a manhã*
BERÇÁRIO
Integral — 8h às 18h
Manhã — 8h às 12h30 ou 13h
Tarde — 13h às 17h30 ou 18
*A frequência e duração dos estendidos serão combinadas na matrícula.
O cronograma de atividades segue o calendário escolar, anexado no site da escola, com dois períodos de interrupção de atividades: férias de julho e férias de meados de dezembro e janeiro.
Justificativa para ampliação da diversidade étnico-racial na Recreio
Atuar a favor da diversidade sempre fez parte do projeto pedagógico da Recreio, mas sabemos que a questão étnico-racial é maior e que a escola faz parte dos paradigmas estruturais da sociedade. Assim, desde o final de 2020, a Recreio e sua comunidade têm dado passos significativos no que diz respeito à estruturação do projeto de educação para as relações étnico-raciais na educação infantil, buscando rever e erradicar atitudes e práticas escolares que contribuam com a perpetuação do racismo estrutural no Brasil a partir de 4 campos de atuação:
Letramento: Ampliar conhecimento e consciência da equipe da Recreio e de sua comunidade sobre o racismo e a pauta antirracista;
Revisão Curricular: Refletir no currículo, materiais e bibliografias escolar a valorização dos saberes, corpos, culturas e autores indígenas, africanos e afro brasileiros;
Representatividade: Ampliar a representatividade negra na comunidade escolar (equipe, crianças e famílias);
Atitudes e Relacionamentos: Refletir e estruturar ações antirracistas a partir de vivências de preconceito, discriminação e racismo na comunidade, com intuito de aprofundar a qualidade das relações étnico-raciais.
Desde 2020, muitos passos foram dados: formações para toda a equipe e gestão da Recreio; abertura de vagas afirmativas para educadores negras e negros; conversas abertas a toda a comunidade com especialistas negras; criação da biblioteca circulante antirracista; ações de letramento racial da comunidade; participação na formação da ONG Ação Educativa; criação do Grupo Guardião com representantes de diferentes segmentos da escola, aquisição de materiais pedagógicos e mudanças no currículo. Passos importantes para que hoje, na estrutura do projeto político pedagógico da Recreio e no cotidiano de todos os grupos, exista a presença e valorização dos povos negros e indígenas, de seus saberes e culturas.
Com este caminho percorrido, em 2023 nos sentimos preparados para dar mais um passo e viabilizar uma ampliação efetiva da representatividade negra e indígena, abrindo edital de bolsas integrais e/ou parciais. Recebemos em 2024 — através deste — na escola e em nossa comunidade, 5 crianças negras e suas respectivas famílias e em 2025 mais 4 crianças e suas famílias. Atualmente estas crianças representam 14% das crianças de nossa comunidade.
Vagas em 2026
Em busca dessa maior representatividade, em 2026, oferecemos 4 (quatro) vagas, sendo 2 (duas) de bolsa integral (100% de desconto) e 2 (duas) de bolsa parcial (com 50% de desconto), a serem distribuídas nos seguinte agrupamentos:
2 vagas para G1 — crianças nascidas entre 1/4/2024 a 31/3/2025
2 vagas para G3 — crianças nascidas entre 1/4/2022 a 31/3/2023
Observações
1. Caso as vagas ofertadas não sejam ocupadas conforme descrito acima, a escola poderá fazer um rearranjo, distribuindo-as de forma diferente, mantendo a oferta de 2 (duas) bolsas integrais e 2 (duas) bolsas parciais.
2. As bolsas serão distribuídas entre bolsas integrais e bolsas parciais, conforme critérios especificados a seguir.
Subsídios incluídos nas Bolsas
Os subsídios serão concedidos respeitando o percentual da bolsa concedida — integral (100% de desconto) para bolsas integrais e parcial (50% de desconto) para bolsas parciais:
• Material didático;
• Uniforme – a cada ano duas camisetas para passeios junto à escola;
• Refeições conforme o período de frequência escolar escolhido (Manhã: lanche e almoço; Tarde: lanche; Integral: lanche manhã, almoço e lanche tarde);
• Passeios e eventos curriculares.
NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NAS BOLSAS:
• Custos de transporte;
• Recreação de Férias da Recreio (atividades que acontecem durante parte do período das férias escolares);
• Oficinas Extracurriculares (inglês, capoeira, arte e agroecologia, ou qualquer outra oficina que venha a ser disponibilizada como atividade extracurricular).
A destinação das vagas das bolsas considerará
• Declaração racial (as vagas são afirmativas para crianças negras — pretas e pardas - e indígenas) mediante entrega de documentação necessária e participação da criança e responsáveis na entrevista.
• Proximidade da moradia da criança com a escola (priorizaremos crianças residentes do Alto de Pinheiros; Vila Madalena; Vila Ipojuca; Vila Leopoldina; Boaçava e Alto da Lapa). O custo com transporte não será coberto e a proximidade da moradia da criança com a escola, é importante para permitir a participação ativa da criança e de sua família na comunidade, incluindo em eventos em dias e/ou horários não letivos.
• Condições Socioeconômicas — renda per capita*.
A destinação das vagas das bolsas considerará
A análise do percentual da bolsa a ser concedida leva em conta a renda per capita*, conforme descrito abaixo:
Período Integral ou Estendido:
Bolsas integrais (100% de desconto) serão concedidas exclusivamente para famílias de crianças negras ou indígenas com renda per capita* que não ultrapasse 2 salários mínimos** (nessa data R$3.036).
Bolsas parciais (50% de desconto) serão concedidas exclusivamente para famílias de crianças negras ou indígenas, com renda per capita* lique não ultrapasse a três e meio salários mínimos**
Meio Período (manhã ou tarde):
Bolsas parciais (50% de desconto) para meio período (manhã ou tarde) serão concedidas exclusivamente para famílias de crianças negras ou indígenas, com renda per capita** que não ultrapasse 2 salários mínimos**
* Considera-se renda per capita a soma dos valores brutos brutos do total de rendimentos recebidos pela família, dividido pela quantidade de membros da família que dependem desta renda. Deve entrar no cálculo da renda familiar: pensões, pensões alimentícias, salários, comissões, rendimentos de trabalho não assalariados, dinheiro provido de atividades autônomas no geral. No caso de crianças que têm sua guarda compartilhada, a soma da renda dos responsáveis. (Exemplo: em uma renda familiar total de R$ 9.000,00, em uma família composta por 2 adultos e 1 criança, a renda per capita é de R$ 3.000,00).
** Considera-se para fins deste Edital como valor de salário mínimo nacional: R$ 1.518,00.
Observações
O processo de manutenção da bolsa será avaliado anualmente, mediante entrega de documentação financeira no momento de abertura da rematrícula para o próximo ano letivo. A renovação do percentual de desconto será automática, caso a situação não se modifique e a renda per capita se mantenha nos mesmos critérios deste Edital, sendo obrigatória a apresentação de nova documentação comprobatória da manutenção do preenchimento dos requisitos deste Edital.
Em caso de empate
Em caso de haver mais de uma (um) candidata(o) por vaga, utilizaremos os seguintes critérios para desempate:
1º: Priorizaremos a destinação das vagas às crianças negras e indígenas irmãs ou irmãos de crianças já matriculadas na Recreio;
2º: Ordem de inscrição neste Edital.
Observações
Havendo vagas remanescentes nos agrupamentos (e tendo sido preenchidas as 2 vagas de bolsas parciais e 2 bolsas integrais oferecidas neste Edital), poderemos analisar candidatos à bolsa parcial a livre e exclusivo critério da Recreio, desde que a Recreio tenha recursos financeiros para tal.
Como se inscrever?
Para candidatar-se às vagas deste Edital será necessário:
1. Preencher formulário de inscrição.
2. Entregar a seguinte documentação:
• Certidão de Nascimento da criança;
• Declaração Racial de criança negra ou indígena. No caso de indígenas, é necessário apresentar uma declaração de vínculo com comunidade indígena brasileira, assinada por uma liderança da comunidade e certificada pela unidade local ou regional da Fundação Nacional do Índio (Funai);
• Comprovante de endereço atualizado (último mês);
• Comprovante de renda das(os) responsáveis pela criança e de pessoas que morem na mesma casa e contribuam com a renda da família;
• Imposto de Renda do ano de 2025, no caso de renda anual igual ou superior a R$33.880,00/ano.
3. Participar, com a presença da criança, de entrevista em data a ser definida com a escola, de 10 a 18 de novembro de 2025.
Cronograma e passos deste Edital
• A ficha de inscrição no edital 2026 poderá ser preenchida a partir do dia 29 de setembro de 2025 até o dia 27 de outubro de 2025.
• O prazo para inscrição encerra-se no dia 27 de Outubro de 2025.
• Após a inscrição, as(os) responsáveis receberão um comprovante da inscrição. Em caso de não recebimento do comprovante, a(o) responsável deverá efetuar novamente a inscrição ou entrar em contato com a Recreio.
• Entregar a documentação necessária de 27 de setembro de 2025 até 27 de outubro de 2025.
• Após a entrega e análise da documentação, a escola entrará em contato com as(os) responsáveis para dar retorno sobre o processo e agendar a entrevista individual, que acontecerá de 10 a 18 de novembro de 2025.
• Após a realização das entrevistas com todas as crianças inscritas nos termos deste Edital, a escola entrará em contato para informar o resultado de seu pedido de concessão de bolsa integral ou parcial no Programa de Ampliação da Diversidade Étnico-racial.