Postura investigativa
A escola e o seu ambiente físico e humano, as notícias e objetos trazidos de casa, além de informações retiradas de livros e textos, bem como a ação e o pensamento brincante das crianças, são potentes para eleger temáticas de pesquisa e a formulação de hipóteses, contribuindo para que desenvolvam uma postura observadora e investigativa.
Planejamos situações ou atividades de observação e cuidado com animais e plantas, de reutilização de sucatas e de não desperdício da água, entre outras, para semear atitudes de respeito para com a natureza.
Pequenos artistas
Valorizando as linguagens plástica e visual, procuramos favorecer que as crianças façam experimentações e se expressem com liberdade nas diversas propostas de artes visuais: Desenho, Pintura, Colagem, Modelagem.
A essa altura, as crianças já adquiriram autonomia na movimentação, e cumpre ajudá-las a consolidar esse ganho e ampliar suas possibilidades de exploração do espaço e do próprio corpo, bem como sua participação nas escolhas, rotina e fazeres do grupo.
Os Jogos Corporais com regras e as Brincadeiras Tradicionais tornam-se muito atraentes para elas e são palco de uma série de aprendizados — da ordem da organização grupal, do exercício de habilidades corporais, do contato com a tradição cultural brasileira e com as músicas que, tipicamente, acompanham grande parte desses jogos e brincadeiras.