Os Grupos

Os grupos são organizados de acordo com as idades, particularidades e necessidades de cada criança e se baseia primordialmente na troca afetiva, no respeito a cada criança e na vivência comunitária.

Sob responsabilidade de um educador/professor, um auxiliar e/ou estagiário e um auxiliar volante (quando necessário), acompanhamos as crianças em seu desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social. A coordenadora, por meio de reuniões quinzenais com o educador e o auxiliar, também acompanha de perto, tanto o trabalho em andamento, quanto o processo de cada criança.

O projeto inter-idades

Um diferencial da Recreio é a interação entre crianças de idades diferentes.
Nesses encontros, que fazem parte do cotidiano escolar, promovemos brincadeiras e pesquisas conjuntas, nas quais as crianças lidam com diferenças e semelhanças, se espelham no outro, aprendem e trocam entre si. Assim, essa convivência com outras crianças e educadores de outros agrupamentos amplia vínculos, relações e referências.
Nos grupos das crianças maiores, os momentos de interação se intensificam, porque trazem grandes ganhos a elas.
precisa ajustar

Berçário: Primeiros encontros com o mundo

Nos primeiros meses de vida, tudo é novo. Cada som, cada toque, cada olhar, cada movimento é uma descoberta. O bebê explora o mundo com o corpo e os sentidos, enquanto constrói vínculos profundos com quem o acolhe. É nessa troca constante feita de gestos delicados e presenças atentas que surgem as primeiras referências de segurança, rotina e pertencimento.
As experiências mais importantes nesse início são aquelas que envolvem cuidado, escuta e estímulos suaves. Um pano com textura diferente, uma música tranquila, um brinquedo ou material instigante, uma tinta com pigmentos naturais, uma história, o colo, tudo contribui para fortalecer os laços, desenvolver os movimentos e ampliar a percepção do ambiente e de si mesmo. O brincar é livre, sempre no tempo do bebê. Esconder e achar objetos, pôr e tirar…
Ao longo do dia, os bebês exploram materiais e movimentos em um espaço seguro e preparado com cuidado. Aqui, cada gesto é visto com atenção, e cada pequena conquista é recebida com alegria. Porque crescer, para nós, é estar junto, no tempo de cada um.
As experiências mais importantes nesse início são aquelas que envolvem cuidado, escuta e estímulos suaves.
No berçário da Recreio, o acolhimento é o ponto de partida. A adaptação é vivida aos poucos, com a presença das famílias, que nos ajudam a conhecer o que cada bebê precisa para se sentir bem. A rotina é construída com base nas necessidades individuais, garantindo e intercalando momentos de sono, troca, alimentação e brincadeira em um ambiente tranquilo, afetuoso e cheio de possibilidades de descobertas.
precisa ajustar

G1: Primeiros passos no coletivo

No G1, recebemos crianças pequenas, algumas pela primeira vez na escola, outras com um tempinho no berçário. Para todas, começa um novo cotidiano: um espaço diferente da casa, com outros sons, ritmos e rostos. O acolhimento é a nossa primeira escuta. Educadores atentos acompanham de perto cada interesse, descoberta, cada passo. Aos poucos, as crianças ganham confiança para circular, brincar e se relacionar.
Conversamos muito com as crianças, com palavras, gestos, histórias. Livros, fantoches, brinquedos, poemas e cantigas fazem parte do nosso dia a dia. A linguagem cresce no corpo, na música, nas brincadeiras de roda e nas parlendas. Tudo vira conversa e brincadeira.
Os espaços e materiais são pensados com cuidado: cantinhos que acolhem o movimento, promovem relações e despertam curiosidade. A criança pequena entende o mundo com o corpo e precisa de chão, de objetos ao alcance das mãos, de tempo para explorar.
precisa ajustar
É fundamental que as crianças se sintam seguras e com liberdade para agir no espaço, interagir de maneira saudável, participar das atividades propostas e com isso aprender, desenvolver-se e ganhar autonomia
No G1 da Recreio, tudo é vivido com delicadeza e presença. Cada gesto do cotidiano, a troca, a escuta, o cuidar, o brincar, o cantar, é uma oportunidade de vínculo. Os educadores conhecem cada criança de perto e acompanham com atenção suas descobertas e expressões. É um cuidado que respeita o tempo de cada um, valoriza a brincadeira livre, a cultura da infância e fortalece, dia após dia, a confiança em si e nos encontros.

G2: Descobrir, brincar, pertencer

O G2 é um tempo de grandes conquistas. As crianças seguem pequenas, mas começam a experimentar os primeiros passos rumo à autonomia. O desfralde, por exemplo, é um marco que vai muito além do corpo, ele fala de crescimento, de segurança, de confiança. Ainda é preciso o apoio próximo do adulto, que acolhe, traduz o mundo e encoraja cada tentativa da criança de fazer “sozinha”.
Mais sociáveis
Nesse caminhar, surgem novos interesses e vínculos. As crianças se aproximam umas das outras, formam duplas, pequenos grupos e partilham brincadeiras, gestos e olhares de forma mais direta umas com as outras. O jogo simbólico (faz de conta) floresce: brincar de casinha, de cuidar, de construir, de inventar histórias… Tudo vira cenário para explorar emoções, papéis e relações. As disputas também aparecem e são parte importante desse aprendizado de estar com o outro.
Liberdade e orientação
Na Recreio, os espaços e a rotina cotidiana são pensados pelos educadores para acolher e inspirar. Aqui, as crianças encontram liberdade para se movimentar, se expressar, investigar, imaginar e conviver. O adulto acompanha com escuta atenta, oferecendo presença, orientação e afeto em cada descoberta. Entre desenhos, pinturas, jogos, histórias, momentos de se alimentar, ir ao banheiro e muitas conversas, elas vão construindo confiança em si e no mundo.
Cada passo é único. Cada conquista, por menor que pareça, tem um sentido profundo. E é com esse olhar que seguimos lado a lado, celebrando o processo de crescer.
precisa ajustar

G3: corpo que cria, palavra que cresce

No grupo do G3, as crianças vivem um tempo cheio de descobertas sobre si e sobre o outro. Aos poucos, vão percebendo que fazem parte de um grupo, e as relações ganham novas cores: surgem parcerias, conversas mais elaboradas, os combinados passam a fazer sentido e as divergências de opiniões passam a existir em diferentes contextos: na brincadeira, numa conversa, numa pesquisa, durante um jogo... Viver essas situações é essencial no aprendizado da convivência.
A linguagem se expande. As palavras aparecem de forma mais efetiva para contar ideias, desejos e emoções. O faz de conta e os jogos simbólicos ganham ainda mais força, oferecendo caminhos para que as crianças expressem tudo o que vivem e sentem. As rodas de conversa, as histórias mais longas e as visitas à sala de leitura ajudam a alimentar a imaginação e o repertório do grupo.
Da curiosidade à investigação
A curiosidade é alimento diário. Os projetos sobre natureza, reciclagem, animais e cuidado com o meio ambiente abrem espaço para investigações e descobertas. Entre tintas, pincéis, papéis, argilas e materiais recicláveis, as crianças exploram novas formas de observar, criar, comunicar e se relacionar com o mundo.
Na Recreio, os espaços convidam ao brincar livre e ao encontro. Em cada canto, há um convite para imaginar, pesquisar, construir e cuidar. As crianças tomam parte nas decisões do grupo, fortalecem sua autonomia, vivem e participam ativamente de uma rotina que acolhe seus ritmos, favorece a construção de sua autonomia e respeita sua maneira única de ser no mundo, ao mesmo tempo em que aprendem a olhar para o outro e viver em grupo.

Grupo dos Maiores: entre o encantamento e a descoberta

As crianças do Grupo dos Maiores vivem um momento único e precioso: dizer o que querem, caminhar com suas próprias pernas, fazer amizades e encarar novos desafios compondo seu percurso com os outros.
Fome de entendimento
São pequenos investigadores, sempre com uma pergunta na ponta da língua ou em suas mãos curiosas. Adoram participar das decisões do grupo e mergulhar de cabeça em suas pesquisas. Nessa idade, querem entender tudo — como a chuva se forma, por que as plantas crescem, como funciona aquele brinquedo. O pensamento ganha mais organização e as ideias começam a se conectar de forma surpreendente.
Diversidade de expressão
Para nutrir essa sede de conhecimento, viabilizamos experiências que abraçam a leitura, a escrita, os numerais, as construções e experiências plásticas, expressivas e o pensamento crítico, sempre de mãos dadas com o faz de conta — que continua sendo um tesouro para a imaginação.
As rodas de leitura, os jogos com palavras, os momentos de experimentar a escrita livre e orientada, junto com as brincadeiras matemáticas e as descobertas sobre medidas e sequências, fortalecem a confiança intelectual de cada criança. Tudo acontece de forma natural, envolvente e cheia de significado para elas.
Comunicação
As crianças leem (mesmo sem saber ler!) sozinhas, em duplas ou se deliciam com histórias contadas pelo educador; “escrevem” bilhetes, receitas, participam de votações e criam suas próprias histórias; brincam com jogos que despertam a alfabetização e o raciocínio matemático; usam o calendário para marcar eventos especiais, comparam tamanhos, contam pontos em jogos e criam álbuns e coleções que contam suas descobertas.
Na Recreio, esse cuidado entre apoio e desafio se traduz em dias repletos de vida. Tudo é vivido com alegria genuína, senso de pertencimento e curiosidade sem fim, viabilizando que se arrisquem em novas experiências com raízes fortes e vontade de aprender.

Tab Content

This is a basic text element.

Tab Content

This is a basic text element.

Tab Content

This is a basic text element.

Tab Content

This is a basic text element.

Tab Content

This is a basic text element.

Quer mais Informações?
veja a cartilha da Recreio

Essa cartilha contém informações mais detalhadas, como o Projeto Político Pedagógico e informações sobre o trabalho nos diferentes grupos. E no Manual da Recreio (incluso nesta), agrupamos informações e regras práticas sobre o funcionamento da escola; desde orientações em caso de febre, a como nosso espaço pode ser usado para sua festa de aniversário.

Recreio Berçário
e Educação Infantil

Rua Sucuriú, 249
Vila Ida / Alto de Pinheiros
São Paulo – SP
email: contato@escolarecreio.com.br